Venda Direta – entenda o que é e como funciona

Dicas para escolher um seminovo
2 de março de 2020

Businessman editing the annual report charts - working on a tablet computer

2019 foi um ano aquecido para o mercado automobilístico com um aumento expressivo nas vendas através da modalidade de venda direta: mais de 45%. Os grandes responsáveis por esse aumento foram os frotistas, taxistas, produtores rurais e Pessoas com Deficiência (PCD).

Um dos fatores que motivou esse crescimento foram as isenções de impostos, que em alguns casos, pode chegar até 25% do valor do veículo. Algumas montadoras também praticam descontos nacionais.  Taxistas e PCDs são as classes mais beneficiadas – com isenções de IPI e ICMS, em alguns casos até IPVA – conforme o valor de tabela do veículo. Outros segmentos também têm vantagens, como compras através de empresa – CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que pode garantir um desconto entre 3% a 24%, dependendo da categoria, marca e modelo e conforme a quantidade de veículos adquiridos. Quem é que não fica atraído com essas vantagens?

Ficou interessado para saber se você tem direito? Fizemos um texto aqui no blog apresentando o que é necessário para conseguir a isenção dos impostos – especificamente para PCD. Observando o interesse de consumidores nessa modalidade, decidimos explicar um pouco melhor as categorias:

CNPJ

Se você tem uma empresa devidamente registrada, independe do tamanho dela, pode ter o seu veículo 0km adquiro por meio da venda direta. Com o CNPJ regular, pode ser acesso ao benefício, desde MEI, passando por micro e pequenos empresários, até grandes corporações.

Produtores Rurais

Pensado para as necessidades específicas do produtor rural. É necessário tem a inscrição de Produtor pra ter acesso ao benefício. Os descontos são válidos para Pick-ups e especialmente versões direcionadas para o trabalho e lida no campo.

Taxistas

Com as isenções de IPI e ICMS, taxistas tem isenções de impostos para a compra de seus veículos de trabalho.

Frotistas

Se enquadram nessa categoria, empresas de grande porte, que fazem a compra de um grande número de veículos para servirem como ferramenta de trabalho aos colaboradores.

Locadoras

Como o próprio nome já diz, dizem respeito às locadoras de veículos – que compra um elevado número de carros para colocar à disposição da locação.

E aí, gostou desse texto? Esperamos que tenha esclarecido todas suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe semanalmente nosso blog e compartilhe esse texto para aquele seu amigo que está querendo adquirir um veículo 0km e pode se enquadrar em alguma das categorias acima.