Quais danos o carro pode sofrer em enchentes

DICAS DE SEGURO VIAGEM
2 de dezembro de 2019
Países que não exigem visto – e pontos turísticos
24 de dezembro de 2019

O período chuvoso chegou e para evitar danos ao seu veículo é melhor não trafegar por lugares que geralmente alagam ou tem enchentes. Mas quando for pego de surpresa, é preciso ficar atento a alguns pontos:

Nível de água: Os manuais de bordo dos carros costumam mostrar até qual nível de água que o veículo tem capacidade de trafegar

Travessia com segurança: Se o automóvel estiver na margem de segurança determinado pela montadora, deve ser colocado na primeira marcha engatada, sem acelerar demais – não faça troca de marcha em poças de águas. Isso evita a admissão de água para o interior do motor durante a travessia.

– Automáticos: O cuidado ao atravessar alagamentos também vale para carros com câmbio automático. Nesse caso, o motorista deve selecionar a primeira marcha optando pelo modo manual ou em carros sem essa função, colocando a alavanca na posição 1.

Não vire a chave: Se o carro parar de funcionar ao transpor uma área alagada, não se deve tentar religá-lo. Há risco de entrar água dentro do motor, o que pode causar calço hidráulico: o líquido ocupará espaço dentro das câmaras de combustão e quando comprimido, danificará peças móveis. Aí, a dor de cabeça fica maior!

Higienização e check-up: Mesmo que continue andando, se o veículo estiver com o interior encharcado precisa ser revisado. Leve seu carro para uma inspeção, mesmo que, à primeira vista, tudo pareça funcionar bem. Explique ao mecânico o ocorrido e peça uma atenção maior aos aspectos mecânicos e elétricos.

Calço Hidráulico: Caso ocorra o calço hidráulico, o preço do reparo do motor, somado aos danos causados pela água em outras partes, pode até superar o valor de mercado do veículo. Nesse caso, quando há seguro, o veículo costuma ser condenado pela seguradora.

 

E quando devo acionar o seguro?

Conforme exposto acima, fica claro que em períodos de enchente é necessário triplicar a atenção ao escolher o trajeto. Mas mesmo tomando as devidas precauções, muitas vezes os prejuízos podem ser altos. Não são raras as situações em que o veículo sofre perda total, especialmente, se, durante o alagamento, ele ficou completamente submerso.

Como sempre alertamos aqui, leia sempre com atenção sua apólice de seguro, para que não haja dúvidas sobre as coberturas e também você seja capaz de tomar a melhor decisão.

Aqui na Suzume Corretora sempre estamos de prontidão, com uma equipe especializada para te atender quando necessário. Não dê sorte ao azar! Entre em contato conosco no telefone (62) 3621-4536 e faça já o seu seguro auto.

E aí, gostou desse texto? Acompanhe nosso blog semanalmente e siga as nossas redes sociais Instagram @suzume.corretora e Facebook Suzume Corretora. Fique por dentro de mais postagens como essa.