Porque carro no Brasil custa tão caro?

ETANOL .vs. GASOLINA
8 de fevereiro de 2021
Os Novos Motores Land Rover
8 de março de 2021

Ter um veículo no Brasil está longe de ser um investimento barato. O custo vai desde a troca de óleo, combustível, impostos e até o seguro. Manter um carro próprio é um dos maiores desafios do bolso brasileiro, mas a dúvida que a maioria tem é, por que veículos no Brasil custam caros?

Existem três pontos principais para justificar esses valores: as altas cargas tributárias, o custo da produção e também a chamada “cultura”.

O primeiro ponto é um dos mais óbvios, a população do Brasil, hoje, está no ranking das que mais pagam impostos na América Latina e com a segunda maior carga tributária. O país só perde para Cuba. A carga tributária brasileira chegou a 32,4% do PIB. Os impostos que acompanham um veículo são basicamente o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS). Os importados ainda recebem o Imposto de Importação (II). Assim, um veículo saindo da fábrica pode ficar de 33% a 47% mais caro por causa desses impostos.

Além das altas cargas tributárias temos também o custo de produção. São cobrados diversos impostos na cadeia produtiva, como na matéria prima, mão de obra, equipamentos, instalações, etc. Isso acaba encarecendo o custo da produção, gerando “imposto sobre imposto“.

O último fator de influência é a própria cultura do País. Obviamente com tantos custos envolvidos na fabricação e impostos, um veículo aqui no Brasil não poderia ser barato. Em alguns países a população não aceita tais circunstâncias e lutam por mudanças na cadeia produtiva e carga tributária, enquanto em outros são mais tolerantes e aceitam os valores praticados no mercado. De certa forma a própria população também tem influencia nos valores dos veículos, pois se acostumaram a essa situação.

Gostou do texto? Confira nossas redes sociais e nosso site semanalmente para mais conteúdos como esses.
Instagram: @seminovosramasa
Facebook: Seminovos Ramasa