ETANOL .vs. GASOLINA

FAMÍLIAS LAND ROVER
1 de fevereiro de 2021
Porque carro no Brasil custa tão caro?
24 de fevereiro de 2021

Desde o aumento exorbitante no valor da gasolina, o Álcool Etílico ou Etanol, foi aderido com combustível no veículo da maior parte dos brasileiros, por possuir um valor inferior.
Mas para poder escolher um desses combustíveis, você precisa de um carro flex que receba os dois tipos de abastecimento.
Confira algumas vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de combustível.

GASOLINA:
A Gasolina é o combustível mais utilizado no mundo, no entanto ela não é tão saudável para a vida do seu veículo, inúmeros fatores realmente podem influenciar para o motor, como: a limpeza das impurezas do motor, a manutenção e a oxidação natural com o tempo.
Por ser um recurso finito derivado do petróleo, e é um dos maiores poluentes dos ares das grandes cidades, e mesmo assim ele é um combustível de alto custo.
Mas mesmo não gerando tantos benefícios para a saúde do motor porque muitas pessoas ainda a utilizam, vale a pena?

A gasolina dá ao veículo mais autonomia e eficiência energética, ou seja a gasolina sempre costuma ser a melhor opção quando o objetivo é percorrer longas distâncias sem a necessidade de abastecer com frequência.

ETANOL:

O Álcool Etílico, ou Etanol pode ser produzido a partir de várias matérias-primas e sua emissão de gazes não é tão agressiva ao ambiente como a gasolina.
No Brasil, o álcool é produzido utilizando a cana-de-açúcar onde é todo processado até se transformar em um combustível, além de mais barata e por se um bem renovável, não tem um fim previsto, como acontece com a gasolina.

QUAL O MELHOR DESEMPENHO?
Cada uma das opções tem vantagens e desvantagens, de acordo com as características de cada motorista.
O etanol possui alguns valores pessoais relacionados à sustentabilidade, além de crenças populares relacionadas ao melhor tipo de combustível para fazer o carro rodar mais e melhor.

Falando em consumo de combustível, o etanol sempre será a opção mais barata
Já a gasolina, sempre dará mais eficiência energética ao carro.
Se estiver em dúvida de qual utilizar, olhar pelo valor financeiro pode ser uma boa aposta, já que além de tudo o Etanol tende a ser mais “saudável” tanto sustentavelmente quanto para o seu veículo.

PODE FAZER A MISTURA DOS DOIS?
Os carros flex podem ser abastecidos tanto com gasolina quanto com etanol. O sistema flex foi desenvolvido justamente para funcionar com os dois combustíveis separados ou juntos, por isso, não há nenhuma contraindicação em relação à durabilidade do motor.

Gostou do texto? Confira nossas redes sociais e nosso site semanalmente para mais conteúdos como esses.
Instagram: @seminovosramasa
Facebook: Seminovos Ramasa