DIGITALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS

CARROS HÍBRIDOS
28 de janeiro de 2021
FAMÍLIAS LAND ROVER
1 de fevereiro de 2021

A DIGITALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS

Com a chegada da modernidade e o avanço da tecnologia, meios “analógicos” acabaram ficando para trás. Hoje em dia, em busca de facilitar as coisas, as pessoas têm criado soluções ágeis para tudo. E uma dessas soluçoes foi a digitalização de documentos, uma forma prática e fácil de ter acesso a todos os seus documentos pelos APPs nos Smarthphones.

Digitalizar os documentos só tem benefícios, até porque hoje em dia a maior parte da população tem acesso a um serviço digital:
– Evita desperdiçar tempo para procurar ou em caso de perda do documento físico, ter que passar por toda burocracia para tirar uma segunda via.
À conversão dos arquivos analógicos para os digitais, também é muito bem-vista no aspecto ambiental, pois reduz o uso de papel para a fabricação dos documentos.
Os órgãos governamentais no último ano, converteram quase todos os documentos que antes eram analógicos (papel) em documentos digitais – formato de aplicativos. Serviços de trânsito também passaram a utilizar essa tecnologia visando facilitar o processo de emissão de documentos. Como a CNH e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

O Detran disponibilizou o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) que abriga também a versão digital de dois documentos a CNH e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Além dos documentos, o aplicativo conta com dados importantes, como atualizações e pendências de recall. Já não é mais preciso aquela preocupação de sair de casa e lembrar de pegar sua CNH. A versão digital dispensa totalmente o uso do documento.
O Estado de Goiás foi o primeiro a adotar o meio digital para emissão de carteiras de motorista. No entanto o modelo impresso ainda será feito.

Segundo o Detran existem 3 situações distintas para ter acesso a CHN Digital:

1 – Condutor que tem o QR Code e certificado digital (assinatura eletrônica) – direto no site do Denatran e fazer o procedimento de cadastro.

2 – Condutor com QR Code (CNHs impressas desde maio de 2017 em Goiás) – Deve se dirigir ao Detran, Vapt Vupt ou posto de atendimento; cadastrar o e-mail e telefone. Depois fazer o procedimento de cadastro no site do Denatran.

3 – Condutor que não tem CNH com QR Code – vai abrir um processo normal (renovação, segunda via, alteração de dados etc), onde serão cadastrados na solicitação o e-mail e o telefone. Depois fazer o procedimento de cadastro no site do Denatran.

Se você já está com o QR Code em mãos, só seguir os seguintes passos:

1°PASSO
1- Acessar o portal de serviços do Denatran no “menu usuários” e efetuar o cadastro https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br
2- Será enviado um e-mail para confirmação e ativação do cadastro;
3- Confirmar o cadastro clicando no link recebido no e-mail;
4- No menu “usuários “, clicar em login e preencher CPF e Senha;
5- No menu “usuários”, na opção ‘meus dados’ completar o cadastro informando CNH, número de segurança da CNH e o número do celular;
6- No menu ‘CNH digital’ efetuar a adesão clicando no link ativação;
7- No menu ‘CNH digital’, clicar em código de ativação.

2° PASSO
No celular
1- baixar o aplicativo pelo App CNH DIGITAL
2- ao baixar o aplicativo e digitar a senha do portal e cpf
3- digitar o código ativação
4 – Informar o PIN (pode se qualquer número) e a CNH será exibida.

E aí, gostou saber saber mais sobre esse novo modelo de documento? Acompanhe nosso blog e nos siga as redes sociais para mais textos como esse!
Instagram: @SeminovosRamasa
Facebook: Seminovos Ramasa